Notícias

Mapa Estratégico

Mapa Estratégico - MCTIC 2018 - 2022

Mapa Estratégico - MCTIC 2018 - 2022

Fonte: MCTIC

PALAVRA DO MINISTRO

Grupo do Planejamento Estratégico aprova propostas para missão, visão e valores do MCTIC

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos

Após dois dias de reunião, o grupo executivo responsável pela construção do Planejamento Estratégico do MCTIC aprovou as propostas para Missão, Visão e Valores, que serão encaminhadas para análise do ministro Gilberto Kassab e dos secretários. O grupo, que tem 43 integrantes, participou das oficinas nas instalações do CNPq, em Brasília, na segunda (18) e terça-feira (19).

Segundo a coordenadora-geral de Planejamento Estratégico e Setorial do MCTIC, Flávia Nascimento, as três propostas já estão disponíveis no portal Mobiliza, construído especialmente para informação, consulta e avaliação.

Como Missão do MCTIC, o grupo sugeriu “garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicação visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira”.

Já para Visão, a proposta é “ser protagonista do desenvolvimento do país, pela promoção da ciência, tecnologia, inovação e comunicação”.

A terceira sugestão – Valores – é “Excelência; Cooperação; Responsabilidade socioambiental; Valorização das pessoas; Foco em resultados; Criatividade; Respeito à diversidade e à pluralidade intelectual; Ética e Transparência”.

A próxima oficina do Mobiliza está marcada para o período de 17 a 19 de outubro, quando será elaborado o mapa estratégico com os objetivos do MCTIC para os próximos cinco anos. O documento deve incluir o Plano Plurianual 2016-2019 e a Agenda ONU 2030.

Sobre o Mobiliza

O MCTIC iniciou a elaboração do Planejamento Estratégico após a realização da primeira etapa, com a participação de servidores e gestores. A segunda etapa será dedicada às oficinas, que vão definir Missão, Visão e Valores do MCTIC. O documento final deve ser concluído em dezembro. 

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos
Fonte:  MCTIC

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos

Ministro destacou avanços com a fusão do MCTIC. Foto: Ascom/MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou nesta terça-feira (29) a elaboração do Planejamento Estratégico para os próximos 5 anos. Depois de 45 entrevistas com servidores e gestores, o ministério finalizou a etapa de diagnóstico e parte agora para a realização das oficinas que vão determinar a missão e os principais objetivos do MCTIC. O trabalho deve ser concluído no início de dezembro.

O ministro Gilberto Kassab parabenizou os servidores e destacou o trabalho bem sucedido de integração entre as pastas de comunicações e de ciência e tecnologia. “O tempo mostrou que a fusão trouxe ganhos e conquistas para ambos os ministérios. A comunidade acadêmica percebeu a importância que têm as comunicações na sua rotina. O acesso que eles tiveram aos meios de comunicação melhorou, fortalecendo a divulgação de projetos, o embate por mais recursos e a legítima luta pela conquista de espaço”, afirmou.

“Cumprimos várias etapas de integração, e agora é hora de dar partida no processo que vai dizer qual nossa visão e missão como ministério”, disse o secretário-executivo Elton Zacarias.

Mobiliza

Batizado de Mobiliza MCTIC, o projeto também busca a ampla participação dos servidores. Para isso, na segunda-feira (28), foi publicada portaria que institui um grupo executivo, composto por um representante de cada unidade do ministério, entidades vinculadas e institutos de pesquisa. Também foi lançada uma página na internet (www.planejamentoestrategico.mctic.gov.br), onde os servidores podem acompanhar as etapas do plano e opinar a respeito por meio de enquetes.

“Os servidores vão receber no e-mail institucional um link para acessar e responder as enquetes. A opinião de todos vai ser recolhida. Os servidores também podem participar interagindo com os representantes do grupo executivo, que são porta-vozes das unidades do ministério”, frisou o diretor de Gestão Estratégica da Secretaria-Executiva, Johnny Santos.

A elaboração do planejamento estratégico conta com suporte da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e se apoia no foco em resultados e ampla participação, observando os compromissos já assumidos pelo MCTIC, presentes na Lei do Plano Plurianual (PPA), na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – Encti e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda ONU 2030).

Fonte: MCTIC

Grupo realiza primeira oficina para construção do Planejamento Estratégico do MCTIC

31/08/2017 - 19:36

A primeira oficina do grupo executivo encarregado de construir um Plano Estratégico para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi realizada nesta quartafeira (30) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a participação de 30 representantes de servidores e colaboradores do ministério, institutos de pesquisa e entidades vinculadas.

“A meta é chegarmos em dezembro com visão, missão, valores e objetivos estratégicos definidos para o MCTIC”, informou Flávia Nascimento, uma das quatro coordenadoras do plano, batizado de Mobiliza MCTIC.

Segundo ela, haverá outras sete oficinas para discussão do plano, sendo que as duas próximas estão marcadas para 18 e 19 de setembrono auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. Durante a construção do planejamento estratégico, a Enap dará o suporte didático e metodológico e fará a capacitação do corpo técnico, além de auxiliar na articulação e tomada de decisões das ações estratégicas.

Mobiliza

A elaboração do Planejamento Estratégico do MCTIC foi anunciada em cerimônia pelo ministro Gilberto Kassab na última terça-feira (29). Depois de 45 entrevistas com servidores e gestores, o ministério finalizou a etapa de diagnóstico e parte agora para a realização das oficinas que vão determinar a missão e os principais objetivos do MCTIC.

Fonte:MCTIC