Notícias

Desdobramento da estratégia

  • Desdobramento da estratégia – Após a elaboração da estratégia do MCTIC em 2017, deu-se início ao seu desdobramento no primeiro semestre de 2018.

  1. Painéis de Contribuição: Ao longo do primeiro semestre de 2018, foram elaborados os painéis de contribuição da Secretaria-Executiva e das cinco Secretarias Finalísticas da Administração Central do MCTIC. Nos próximos meses, estão agendadas visitas às 16 Unidades de Pesquisa para a construção de seus respectivos Painéis alinhados ao plano estratégico do MCTIC.
    DataInstituiçãoLocalização
    18/10IBICTBrasília/DF
    25/10CTICampinas/SP
    05/11LNCCPetrópolis/RJ
    06/11INTRio de Janeiro/RJ
    07/11CBPFRio de Janeiro/RJ
    08/11ONRio de Janeiro/RJ
    09/11CETEMRio de Janeiro/RJ
    12/11MASTRio de Janeiro/RJ
    13/11INMASanta Tereza/ES
    13/11INPAManaus/AM
    20/11INSACampina Grande/PB
    22/11LNAItajubá/MG
    29/11CETENERecife
    05/12MPEGSão Brás/PA
    11/12CEMADEN São José dos Campos/SP
    12/12INPE São José dos Campos/SP
  2. Implantação do Modelo de Gestão da Estratégia: As primeiras atividades já estão sendo desenvolvidas, com o apoio de consultores contratados por meio do Projeto de Cooperação Internacional – PRODOC MCTIC/Unesco - e contemplam a estruturação do Escritório de Gestão Estratégica, capacitando os servidores que atuarão na referida Unidade, além da definição do Modelo de Gestão com a finalidade de viabilizar o acompanhamento da execução do plano estratégico do MCTIC.
  3. Portfólio de Projetos Estratégicos: Ação prevista para o início de 2019, quando serão definidos os projetos prioritários do MCTIC que visam assegurar a estratégia e as metas da organização. Serão realizados encontros com asSecretarias, a fim de discutir as escolhas prioritárias e mensurar o quanto cada uma delas contribuirá para o alcance dos objetivos estratégicos do Ministério.
  4. Reuniões de Avaliação Operacional da Estratégia (RAO): A primeira RAO de 2019 está prevista para março e tem por objetivo acompanhar os indicadores estratégicos prioritários e deliberar medidas de gestão para garantir o bom andamento dos projetos, a partir da análise de desempenho. Serão realizadas com representantes de todas as Secretarias.
  5. Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAE): Os participantes desta agenda são os membros

Próximos passos do Planejamento Estratégico do MCTIC

Slide 1

Slide 2
Slide 2
Slide 2
Slide 2
Slide 2
Fonte: MCTIC

Mapa Estratégico

Mapa Estratégico - MCTIC 2018 - 2022

Mapa Estratégico - MCTIC 2018 - 2022

Fonte: MCTIC

PALAVRA DO MINISTRO

Grupo do Planejamento Estratégico aprova propostas para missão, visão e valores do MCTIC

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos

Após dois dias de reunião, o grupo executivo responsável pela construção do Planejamento Estratégico do MCTIC aprovou as propostas para Missão, Visão e Valores, que serão encaminhadas para análise do ministro Gilberto Kassab e dos secretários. O grupo, que tem 43 integrantes, participou das oficinas nas instalações do CNPq, em Brasília, na segunda (18) e terça-feira (19).

Segundo a coordenadora-geral de Planejamento Estratégico e Setorial do MCTIC, Flávia Nascimento, as três propostas já estão disponíveis no portal Mobiliza, construído especialmente para informação, consulta e avaliação.

Como Missão do MCTIC, o grupo sugeriu “garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicação visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira”.

Já para Visão, a proposta é “ser protagonista do desenvolvimento do país, pela promoção da ciência, tecnologia, inovação e comunicação”.

A terceira sugestão – Valores – é “Excelência; Cooperação; Responsabilidade socioambiental; Valorização das pessoas; Foco em resultados; Criatividade; Respeito à diversidade e à pluralidade intelectual; Ética e Transparência”.

A próxima oficina do Mobiliza está marcada para o período de 17 a 19 de outubro, quando será elaborado o mapa estratégico com os objetivos do MCTIC para os próximos cinco anos. O documento deve incluir o Plano Plurianual 2016-2019 e a Agenda ONU 2030.

Sobre o Mobiliza

O MCTIC iniciou a elaboração do Planejamento Estratégico após a realização da primeira etapa, com a participação de servidores e gestores. A segunda etapa será dedicada às oficinas, que vão definir Missão, Visão e Valores do MCTIC. O documento final deve ser concluído em dezembro. 

MCTIC dá início à construção do Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos
Fonte:  MCTIC